quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.15

Versão 1.44.66.15 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Ajuste na opção de emitir CT-e, pela operação: "Emitir em Lote": Gravar a "Data Hora Emissão".

Ajuste na geração do arquivo para o banco Santander(a informação de Juros de Mora estava zerada).

Implementada a crítica de bloqueio na emissão de CT-e, quando a empresa for de CT-e, mas a opção de integração  do CT-e, nas preferências, estiver desmarcada.


Ajuste na opção "Gerar Fatura", do "Clique aqui para..." da tela de Emissão de Conhecimento: essa opção passou a verificar a preferência: "Permitir faturar conhecimentos não manifestados", tal qual já é feito nas opções de faturamento: Manual e Automático.


A preferência "Permitir digitar valor da Coleta", quando habilitada, terá precedência, mesmo quando na tabela utilizada para cálculo do frete não estiver informado que adiciona coleta e entrega.


Ajuste ao chamar o cadastro de clientes da tela de "Importação de Arquivos EDI(Padrão Proceda)": verificar se a tela de Clientes já está aberta.

Ajuste na impressão do campo "Cedente" no relatório de Faturas com Bloquete, para respeitar a preferência: "Cobrança - Imprimir os dados da filial do cliente na fatura/duplicata." .

Ajuste no texto do "Assunto" do envio de email, de auditoria, do sistema.

Ajuste no Faturamento: Incluir conhecimentos na mesma fatura mesmo quando de Grupos de Empresas diferentes, quando possuir a mesma raiz de CNPJ.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.12

Versão 1.44.66.12 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Na tela de "Manifesto de Carga" foi adicionado a informação "Usuário baixa" do Manifesto.


Criadas as preferências: "Desconto Crédito Presumido(ST) do Distrito Federal" e "Texto para Crédito Presumido  do Distrito Federal" na aba de Impostos. Criada também na impressão do DACTE, o campo "Base_de_Calculo2".


Cargas - Liberada a versão 1.44.66.11

Versão 1.44.66.11 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Refatoração/Melhoria: Na tela de Transferência de Agentes Financeiros(performance).

Remoção da preferência: "Criticar baixa de manifesto sem data de Descarga preenchida", na aba "Digitação - Manifesto".

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.10

Versão 1.44.66.10 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Ajuste na tela de "CT-e(Emitir em Lote)": Retirado o botão "Gerar número CT-e". O número será gerado ao mandar emitir o CT-e.

Adicionado campo "Cliente para cálculo" no relatório de "Tabelas de Cliente" que será mostrado quando o cliente utilizar as tabelas de terceiros para cálculo. Menu: Relatórios - Comercial - Tabela do Cliente.


Ajuste nos Icones dos Sistemas Veica.

Ajuste no relatório Faturas com Bloquetes, Alterado a opção de ordem de "Nome do Cliente" para "Razão Social do Cliente". Menu: Relatórios - Cobrança - Faturas com Bloquetes.


Ajuste no Relatório "Controle de Rendimentos do Agregado" correção ao escolher a "Condição da Carta de Ordem" - "Canceladas". Menu: Relatórios - Contábeis/Fiscal - Controle de Rendimentos do Agregado. 



               

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.9

Versão 1.44.66.9 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Ajuste na tela de faturas por bloquete(Menu: Relatórios - Cobranças - Faturas com Bloquetes) as opções de envio de email e geração de PDF foram movidas para uma nova aba (Gerar PDF /  Enviar email).


Ajuste na geração do Nosso Número para o Banco Rural.

Refatoração/Melhoria: Na tela de Alteração de Faturas(sugerir os valores de Agente Financeito e Valor na criação dos vencimentos).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sefaz alerta sobre necessidade de emissão CT-e

Manaus - As transportadoras estão obrigadas a adotar, até o final do ano, o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) em substituição ao papel, medida que também deverá ser seguida pelas micro e pequenas empresas. O alerta é da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM), que a partir de hoje, intensifica o alerta.
A mudança começou a ser implantada no País no final de 2012 e deve estar completa até o fim do ano, quando todos os transportadores interestaduais e intermunicipais deverão estar utilizando o CT-e sob pena do pagamento de multa e retenção da carga.
Com o intuito de conscientizar o contribuinte sobre a importância da adequação dentro do prazo legal e de forma correta, a Sefaz/AM elaborou uma cartilha de orientação. O material simplificado e ilustrado apresenta o passo a passo que as transportadoras devem seguir para emitir o documento eletrônico para todos os modais.
O material educativo ficará disponível para download na página da secretaria, www.sefaz.am.gov.br e também será encaminhado às instituições parceiras.

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.5

Versão 1.44.66.5 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Adicionada a opção "Não permitir gerar manifesto sem quilometragem". Menu Utilitários - Configuração - Digitação - Manifesto.


Implementado tela de contexto no Mapa de Entrega com os filtros por Período, Status, Motorista, Veículo e Agregado. Menu: Movimentos - Operacional - Entregas - Mapa de Entregas.


Adicionado a unidade correta para os títulos nos campos de valores em (R$) e em (%) nas telas Tabela Normal Peso e na Tabela Faixa de Peso.

Ajuste na configuração de novos leiautes do DACTE.

Ajuste ao chamar as telas de "Refaturamento", "Desmebramento" e "Faturamento por Manifesto": Verificar se o agente inicial está definido na preferências.

Ajuste no leiaute AKZONOBEL(Conemb): Posição das notas fiscais.

Ajuste no leiaute OTM(Conemb, Doccob): Posição de alguns registros e inclusão das notas ficais.

Ajuste no relatório "Saldo de Caixa" (Saldo Anterior).

Inclusão de um Dl Ajudinha para o campo "Tipo de Cliente". Menu: Cadastros - Clientes.


Inclusão do campo "email", da empresa, no driver de impressão do mapa de coletas.

 

Adicionado na tela de Baixa das entregas opção de marcar multiplos conhecimentos. Menu: Movimentos - Operacional - Entregas - Mapa de Entregas - Clique aqui para - Baixar Mapa de Entregas.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dilma aprova lei que dá desconto fiscal para veículos de cargas

Medida tem como objetivo estimular crescimento dos setores rodoviário e ferroviário 

Foto: Arquivo/ANTF
Foto: Arquivo/ANTF
A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei de incentivos para a aquisição de caminhões e equipamentos ferroviários. O texto foi publicado na última terça-feira (15) no Diário Oficial da União e permite a redução de 48 para 12 meses no prazo de apuração da depreciação de caminhões, vagões, locomotivas, locotratores e tênderes.

A Lei 12.788/2013 substitui a Medida Provisória 578/2012, que estava em vigor desde agosto do ano passado. A norma se utiliza de um instrumento contábil, beneficiando as empresas tributadas com base no lucro real. O objetivo é, também, estimular a venda dos veículos que contam, atualmente, com taxa de depreciação de 20% ao ano.

Com a depreciação acelerada, essa taxa pode ser multiplicada por três, o que diminui a base de cálculo do imposto de renda. Segundo o texto sancionado pela presidente, a apuração da depreciação acelerada vale a partir de 1º de janeiro deste ano.

A nova lei é importante para os setores rodoviário e ferroviário, além de ter efeitos para a competitividade nacional. No entanto, para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), apesar de positiva, a medida deveria ser ampliada para outros modais, como é o caso do aquaviário. Com isso, a marinha mercante e os equipamentos portuários seriam beneficiados, servindo de incentivo para investidores privados no âmbito do Programa de Investimentos em Logística anunciado pelo Governo Federal em dezembro do ano passado.

Aerton Guimarães
Agência CNT de Notícias

Fonte: http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?noticia=lei-depreciacao-veiculos-carga-170113

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.4

Versão 1.44.66.4 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Ajuste no cálculo "Valores da Planilha de Referência" para cálculo dos componentes do frete na tela de "Cotação de Preço de Carga".

Ajuste no EDI Ocorren "Philips GKO".

Ajuste na grid do Cadastro do Cliente e Manifesto de Cargas.

Ajuste na tela de Assistente de Mapa de Carregamento, alterado as cores das legendas. Menu: Movimentos - Operacional - Mapa de Carregamento - Assistente Mapa de Carregamento / Manifesto.


Ajuste na tela de coleta automática, Atualizado nome das colunas, Alterado imagem da marcação, implementado opção de inverter marcado. Menu: Movimentos - Operacional - Coletas - Solicitação de Coleta - Clique Aqui Para - Coleta Automática.


Ajuste na alteração da data de vencimento da fatura: Alterar, também, a data de "Vencimento Inicial".


Criada opção de imprimir "Conhecimento(s)/Minuta(s)" associado(s) a fatura na impressão de "Faturas com Bloquete".


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.3

Versão 1.44.66.3 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Ajuste na descrição das novas opções criadas na tela de Faturas com Bloquetes.

Cargas - Liberada a versão 1.44.66.2

Versão 1.44.66.2 liberada no site da Veica Sistemas (http://www.veica.com.br/).

Ajuste na Consulta de Faturas ao tentar abrir a Impressão de Faturas com Bloquetes. Menu: Movimentos - Cobrança - Consulta de Fatura.

Ajuste na inicialização do sistema ao tentar abrir a tela de atualização.

Ajuste na Cotação de Preço de Carga ao tentar abrir a listagem das cotações. Menu: Movimentos - Comercial - Informação de Preço de Carga - Cotação - Listar(F6).


Ajuste na Posição da Carga ao tentar abrir os Protocolos do Conhecimento. Menu: Movimentos - Comercial - Informação da Posição da Carga - Conhecimento.


Ajuste na Consulta de Estatísticas do Cliente ao tentar abrir o Cadastro de Clientes. Menu: Movimentos - Comercial - Consulta de Estatísticas de Clientes.

Ajuste na impressão do DACTE (CT-e com status: Não Emitido, Erro e Pendente).

Alteração no Faturamento: Conhecimentos de "Grupo de Empresas" diferentes serão colocados em faturas diferentes.

Ajuste nas preferências: Inclusão da barra de rolagem na aba cobrança.

Inclusão de novas opções no campo "Tipo de Movimentação(Exp/Imp)" do ACT: "Carga Solta", "Bobina" e "Remoção".


Criada na tela de Faturas com Bloquetes, no campo "Opções de geração/Envio dos Documentos do CT-e", as opções: "Enviar por email, apenas Boleto para o Pagador", "Enviar por email, apenas DACTE para o Pagador" e "Enviar por email, apenas XML para o Pagador".


Ajuste no Assistente de Manifesto/Carta de Ordem ao tentar desmarcar o trecho selecionado. Menu: Movimentos - Operacional - Assistente de Manifesto/Carta de Ordem.

Ajuste na Informação de Posição de Carga ao abrir e fechar as Ocorrências. Menu: Movimentos - Comercial - Informação da Posição de Cargas - Conhecimento - Ocorrência.

Criado o campo "Prev_Entrega_Conhecimento" na listagem da "Carta de Ordem"(Configurável).


Alteração no relatório gerencial: "Análise de Manifesto" para remoção da opção "Com rateio" e inclusão da opção "Detalhar Conhecimentos".


Alteração no relatório gerencial: "Análise por Carta de Ordem" para remoção da opção "Com Rateio" e inclusão da opção "Com Transbordo" e da opção "Detalhar Conhecimentos".



Alteração do menu gerencial "Análise por Manifesto(Acumulado)", agora ele direciona para a opção de impressão "Análise por Manifesto", que possui a opção "Acumulado".


Ajuste na opção "Enviar" dos relatórios gerados pelo Cargas.

Ajuste no Cadastro de Seguradora, no detalhe exibir na grid a descrição do segmento de mercado. Menu: Cadastros - Seguradoras.

Ajuste no número da versão do sistema nos relatórios.

Retirar a opção "Editar" do detalhamento:"Envio de Arquivos para Cliente" do Cadastro de Contatos.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Manual - Integração Carta de Ordem Cargas x AG

Para realizar a integração da Carta de Ordem do sistema Cargas com o sistema AG, primeiramente deve ser marcada a opção de Integração no AG.

No sistema AG Financeiro:
Menu Utilitários > Configuração.
Após clicar em configuração, irá ser exibida uma tela com as configurações.
O usuário deverá ir em: Empresa > Financeiro > Integração > Cargas, conforme figura abaixo:



Deverá ser marcada a opção “Integrado com o Cargas” e logo abaixo deverá ser informado o caminho do banco de dados do Sistema Cargas.

Obs.: Com essa opção marcada, todas as baixas de contas a pagar referentes a Carta Frete, que forem feitas no AG, serão enviadas para o Cargas, para que o mesmo se atualize com as informações das baixas.

No sistema Cargas, deverá ser configurada a opção de integração com o AG (Financeiro) através da opção: Menu Utilitários > Integração Fortes > Integração com o Fortes AG
Após clicar na opção, irá ser exibida uma tela com as configurações, conforme figura abaixo:
 
 

Nessa tela, o usuário deverá informar o caminho do banco de dados do AG, e na aba “Integração de Carta Ordem”, parametrizar os dados correspondentes ao Centro de resultado, Tipo de documento, Conta de despesa e Grupo padrão de Fornecedores do AG para o qual será gerado o contas a pagar. 
Obs.: A conta de despesa padrão deverá ser analítica.

Ainda no sistema Cargas, no menu Utilitários > Configuração, na opção “Integração”, o usuário deverá marcar uma das duas opções referentes a integração de Carta Ordem com o AG, conforma mostra a figura abaixo:

 

1 – Integrar Cargas com o Fortes AG (Carta de Ordem) – Uma Carta de Ordem para um Contas a Pagar no AG. Com essa opção marcada, para cada Carta Ordem gerada no Cargas, será criado um Contas a Pagar no sistema AG de forma automática, ou seja, após a criação da Carta Ordem, o sistema irá enviar a informação para o AG automaticamente. 

2 – Integrar Cargas com o Fortes AG (Carta de Ordem) – Várias Cartas de Ordem para um único Contas a Pagar no AG. Com essa opção marcada, o sistema irá gerar um único Contas a Pagar no AG para várias Cartas de Ordem, levando em conta o Agregado da Carta Ordem. Nessa opção, o envio das informações para o AG ocorre de forma manual, ou seja, o usuário deverá realizar a exportação das Cartas de Ordem para o AG. 

Para realizar a exportação das Cartas de Ordem para o AG, o usuário deverá ir na opção: Utilitários > Integração – Fortes > Exportação de Carta Ordem para o Fortes AG.

 Após clicar na opção, será exibida a tela de exportação, conforme figura abaixo:


Nessa tela deverá ser informado o período de emissão da Carta de Ordem, a Empresa e o Agregado, após informar esses campos, deve-se clicar em “Selecionar” para que o sistema mostre todas as Cartas de Ordem do Agregado selecionado. 

Após o sistema realizar a consulta com base nos filtros informados, basta clicar no botão “Exportar”, para que as informações sejam enviadas para o AG Financeiro. 

Observações Finais: 
1 – O Cargas lança o valor líquido (Adiantamento + Saldo a receber) a ser pago ao agregado no Contas a Pagar; 

2 – O Agregado é identificado como “fornecedor” no AG. Não a necessidade de cadastrar o agregado no AG, pois por meio da integração o Cargas já lança os dados para o cadastro de “fornecedores” do AG; 

3 – Se uma Carta de Ordem for cancela, o vencimento do contas a pagar também será cancelado; 

4 – Ao baixar um vencimento no AG a Carta de Ordem será baixada de forma automática no Cargas; 

OBS: Em caso de baixas parciais do contas a pagar, a carta frete não será baixada no cargas de forma automática. Para isso o usuário deverá baixar a carta no Cargas logo após baixar o saldo do agregado no AG.